Como substituir o disco de um computador portátil

Neste tutorial vamos aprender a substituir o disco de um computador portátil. Mas antes, iremos analisar que tipo de disco devemos escolher e o método de backup mais adequado.

 

Que disco escolher?

Atualmente existem dois tipos de discos, os SSD e os HDD.

Os discos SSD são recomendados para discos principais devido à sua grande performance. São nestes discos que devem ter o Sistema Operativo instalado, tal como todos os programas e jogos que mais utilizam. Estes discos são mais caros e têm menor capacidade em comparação aos discos HDD.

Os discos HDD são recomendados como discos secundários ou de armazenamento, devido a serem mais lentos que os SSD. Têm a vantagem da sua grande capacidade e do preço reduzido.

Qual é o método de Backup mais adequado?

Antes de substituir um disco é fundamental salvaguardarem os vossos dados. Por esse motivo vamos analisar quais os 3 métodos de backup mais comuns.

Clonagem

É criada uma cópia exata do disco de origem diretamente para o disco de destino. O disco de destino tem de ser do mesmo tamanho ou maior que o disco de origem. Por motivos de compatibilidade, convém utilizar discos do mesmo tipo – HDD para HDD ou de SSD para SSD.

Criar imagem do disco

Cria uma cópia exata do disco de origem para um ficheiro. Posteriormente o disco de destino é reposto a partir desse ficheiro. Tal como o método anterior, o disco de destino deverá ser do mesmo tamanho ou maior que o de origem. Este método é recomendado para quem pretende clonar um HDD para SSD, devido à probabilidade de gerar problemas ser muito menor.

Cópia individual de ficheiros

É criada uma copia de todos os ficheiros para um disco externo ou pen usb. Posteriormente são repostos todos os ficheiros no novo sistema. Este processo pode ser realizado manualmente, ou recorrendo a softwares de backup. Recomenda-se este método se o objetivo for instalar o Sistema Operativo de raiz no novo disco.

Como substituir o disco?

Para começar, virem o portátil ao contrário, desliguem o transformador e tirem a bateria (caso seja possível).

Portátil virado

Depois procurem a tampa que tenha o símbolo referente ao disco.

Ícone de disco na tampa

Quando descobrirem qual a tampa que devem retirar, removam os parafusos. Neste portátil os parafusos estão por baixo das borrachas de apoio, por isso devem retirá-las cuidadosamente com um X-ato.

Retirar borracha com X-acto

Parafuso da tampa

Ao removerem a tampa, o disco fica exposto. Agora retirem os parafusos que fixam o suporte do disco, e deslizem-no para a esquerda para o desligarem do portátil.

Retirar parafusos e disco

Com o disco fora do portátil, separem-no do suporte, retirando os 4 parafusos laterais.

Parafusos do suporte do disco

Aqui está o disco fora do suporte.

Disco fora do suporte

Em seguida, coloquem o disco novo no suporte e fixem-no com os 4 parafusos.

Disco novo no suporte

Agora, coloquem o disco no portátil e deslizem-no para a direita para o ligarem.

Colocar disco no portátil

Por fim, coloquem a tampa e os parafusos. Como anteriormente removeram a borracha de apoio, colem-na para não sair acidentalmente.

Colocar cola para a borracha

 

Deixe um comentário